clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Fim de Saddam expõe mentiras de radicais, diz imprensa saudita

Imagem de ex-ditador causou perplexidade nos jornais

Jornais da Arábia Saudita disseram nesta segunda, dia 15, que a captura do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein sem que nenhum tiro fosse disparado mostrava a fraqueza e a hipocrisia dos líderes árabes radicais.

– O que vimos ontem (domingo) foi o desmascaramento televisionado de uma mentira de 30 anos. Um líder se entregou sem lutar, os árabes estão surpresos e os meios de comunicação árabes parecem em estado de choque – escreveu Tareq Al Hamed no jornal Asharq Al Awsat.

Saddam foi um dos vários ditadores árabes dos últimos 50 anos que se apresentavam como defensores destemidos do nacionalismo árabe. Mas o dirigente foi exibido, depois de soldados dos Estados Unidos terem realizado a prisão perto de Tikrit, barbudo e sujo, conformado com seu destino. Saddam parecia submisso e obediente em um vídeo mostrando sua captura.

– Com o silêncio dele, os árabes favoráveis a aterrorizar as pessoas e a falsificar (as imagens dos líderes) também ficarão em silêncio, temporariamente. Esse é o fim de um dos heróis falsos, mas uma mentira vai morrer para outra aparecer – disse Abdul-Rahman Al Rashed, também no Asharq Al Awsat.

O jornal Arab News, publicado em inglês, disse esperar que esse episódio signifique o fim dos regimes autoritários no mundo árabe.

– Esperamos que o buraco no qual ele estava escondido seja também o túmulo do autoritarismo na região. Que nunca mais um tirano do tipo consiga manchar o mundo árabe com sua brutalidade – afirmou.

Alguns comentaristas acham que a prisão dele apressará a saída das forças norte-americanas do Iraque.

– Os EUA atingiram seu objetivo de derrubar o regime e prender seus líderes. Agora, eles precisam dizer claramente qual o destino de sua presença no Iraque – escreveu o diário Al Watan

As informações são da agência Reuters.

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.